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AUTOMAÇÃO DE PAGAMENTO via chave-eletrônica

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SOMENTE PARA CREDENCIADO PESSOA JURÍDICA

Foi implantada nova rotina de recebimento/inclusão de notas fiscais através da chave-eletrônica do AutoSC para credenciados que seguem prévia de pagamento.

Os credenciados não tem acesso ao AutoSc com senha, porém receberão a chave-eletrônica para anexar a nota fiscal referente a prévia; O objetivo é tornar o processo mais ágil, do AutoSC o sistema analisa e inclui automaticamente no SIAGS (NÃO há envio de nota fiscal para e-mail das GIPES).

Exemplo de mensagem recebida pelos credenciados:

 

OPERADOR:

  • Deve confirmar como funciona a nova rotina;
  • Informar que se ele enviar pela chave-eletrônica deve aguardar a confirmação também no e-mail, que assim fica dispensando o envio à GIPES;
  • Sempre que solicitado, gere nova chave-eletrônica para o credenciado, se a enviada originalmente não funcionar corretamente: Entrar no AutoSC, efetuar os dois logins > Processos > solicitar ao Credenciado o número do processo de prévia (1a linha do e-mail recebido pelo credenciado) > digitar o numero do processo  > Avançar > Confirmar o e-mail de envio da chave-eletrônica, alterar se necessário > Enviar chave-eletrônica; Informar que a chave anterior foi desabilitada;
  • Que o envio completo do documento fiscal por chave-eletrônica leva em torno de 35 minutos para processamento/resposta; 
  • NÃO reenviar chave-eletrônica expirada ou após as 14h do último dia da prévia;
  • Não anexar nenhum documento fiscal ao processo no AutoSC, somente o credenciado é que deve anexar via chave-eletrônica (regra diferente dos processos de beneficiários)
  • Caso questionado, esclarecer que o objetivo é trazer mais segurança e agilidade ao processo de pagamento;

SITUAÇÕES:

1 – Prestador afirma NÃO ter recebido a chave eletrônica

  • A Central deve, no caso do Prestador não receber e-mail com a chave eletrônica:
    • Checar no AUTOSC através do CNPJ se a chave tiver sido enviada, informar ao Prestador a data de envio e para qual e-mail foi enviada;
    • Orientar o Prestador a verificar as regras de SPAM do e-mail que está cadastrado no sistema do Saúde CAIXA para que nas próximas prévias a chave seja recepcionada adequadamente;
    • No caso do Prestador informar que este e-mail foi cancelado, enviar nova chave para o e-mail que o Prestador indicar;
    • Alterar o e-mail do Prestador no SIAGS para que nas próximas prévias a chave eletrônica seja enviada ao e-mail correto. (Lembrar de esclarecer ao Prestador que todas as comunicações do Saúde CAIXA serão enviadas para o e-mail novo cadastrado).
    • Se ainda assim ele não receber a chave, o operador deve copiar o conteúdo que está na mensagem da chave eletrônica no processo e enviá-la ao  prestador:

  • Desta forma, o prestador terá acesso direto ao ao link disponibilizado na opção “Clique Aqui”.
  • Esses casos ocorrem, geralmente, por problemas no cadastro; assim, existe a prévia, mas não gera o processo no AUTOSC e consequentemente a chave. Por isso, no intuito evitar que a chave não seja gerada das próximas vezes, o operador também deve verificar no SIAGS:
    • Se falta o registro de regra de tributação federal ou regra cadastrada com vigência encerrada – aba “Regras de Pagamento”;
    • A ausência de e-mail cadastrado no SIAGS na aba “Pessoa” para o prestador;

    • Existência de nota fiscal do agrupador remanescente em pagamento anterior.

Nestes casos, após o envio da chave ao prestador, abrir VCRM para a GIPES de vinculação utilizando a tabulação (Credenciamento (manutenção) – Inclusão/extensão de especialidades/serviços/endereços), com o texto: “Segue para acerto do cadastro (Pessoa/Regras de Pagamento), tendo em vista impactar a recepção da chave eletrônica pelo prestador (não recebimento)”.

2 – Prestador TEM chave e processo, porém ao tentar anexar a NF o mesmo recebe mensagem de erro ou mesmo recebendo a mensagem de que a mesma foi anexada, não é possível visualizá-la nos anexos:

  • Solicitá-lo que faça nova tentativa em outro horário (observando o prazo máximo de envio da nota). Caso o erro persista, deverá fazer novo contato e encaminhar a tela de erro –  a operação designará o VCRM para a CEPES (utilizar a tabulação Sistemas/Problemas de acesso).

3 – Prestador TEM prévia e NÃO TEM Chave Eletrônica

Nestes casos a Chave Eletrônica não foi gerada por inconsistência cadastral ligada a parte de tributos. O operador deve:

  • Verificar a carga “Imposto na NF” – a carga não pode estar em branco e nem estar com o campo “Data Final” preenchido (abaixo está a tela SIAGS com o exemplo dos campos preenchidos corretamente):

  • Informar ao prestador que foi detectada inconsistência cadastral e que a área responsável já foi acionada para o acerto,  a fim de que seja possível o pagamento na próxima data disponível no cronograma;
  • Abrir VCRM para Auditoria de vinculação utilizando a tabulação (Credenciamento (manutenção) – Inclusão/extensão de especialidades/serviços/endereços), com o texto: “Segue para acerto do cadastro (Carga Imposto na NF), tendo em vista impactar a geração da chave eletrônica para o pagamento ao prestador”.

 

Observações:

 a) Prestadores que tiverem processo de chave eletrônica não devem enviar a NF por e-mail, pois não serão acatadas.

 b) O Credenciado que perder o prazo do envio do documento via chave, deve aguardar nova prévia, pois os valores são cumulativos; Não há perda de créditos de pagamento. O mesmo ocorre se ele detectar a existência de algum problema após o encerramento da prévia.

 c) Sobre dúvidas de retenção tributária no envio de notas pelo sistema de pagamento automatizado, segue informativo divulgado aos credenciados para conhecimento:

Prezado Credenciado,

1. Informamos que não houve alteração no modo de retenção dos impostos.

2. Esclarecemos que o Saúde CAIXA, na qualidade de substituto tributário, retém e repassa os tributos à União. Por esta condição, lembramos que as notas fiscais deverão ser encaminhadas ao Saúde CAIXA no valor de prévia disponibilizado no sistema, sem que haja deduções.

3. Salientamos que os impostos continuam sendo retidos pelo Saúde CAIXA em cada pagamento efetuado.

4. Permanecemos à disposição para demais esclarecimentos.

Atenciosamente, 

Equipe Saúde CAIXA – Pagamento.

 

 

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