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Célula de Agendamento
ANS restabelece prazos máximos de atendimento da RN nº 259
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu restabelecer os prazos máximos que devem ser cumpridos pelas operadoras para atendimento aos beneficiários de planos de saúde. A decisão ocorreu nesta terça-feira (09/06) . Com isso, devem ser retomados a partir de amanhã os prazos estabelecidos pela Resolução Normativa nº 259, os quais haviam sido flexibilizados em 25/03 devido à pandemia de Coronavírus.
Agendamento:
Mapa Regiões de Saúde
Relação de Credenciados para Agendamento
Atendentes gerais da URA:
A. Identificar o serviço
B. Gerar protocolo e informá-lo ao beneficiário
Se for horário de atendimento da célula de agendamento – transferir a ligação.
Fora de horário comercial – informar que este serviço funciona de segunda a sexta-feira de 08h às 18h e aos sábados das 08h às 12h.
Atendentes da célula de agendamento:
1. Atender a ligação com cumprimento inicial e identificação do operador;
2. Perguntar em qual município reside e confirmar se é para essa região de saúde que deseja atendimento e qual o procedimento que deseja agendar;
Entrar na relação de credenciados para tal procedimento naquele município e abrir tabela de região de saúde para verificar os municípios que pertencem àquela região.
Se não houver credenciados que atendam ao procedimento/especialidade em toda a região de saúde pular para fase 2 – Agendamento.
3. Verificar se o beneficiário já tomou as providências abaixo;
A. Perguntar se ele ligou para todos os credenciados que constam no AUTOSC para realizar tal procedimento em seu município.
Em caso positivo prosseguir atendimento, se não informá-lo que esta célula só realiza agendamentos em caso de inexistência/indisponibilidade de rede.
B. Informar quais são os municípios pertencentes a sua região de saúde e perguntar se já ligou para todos.
Caso ele informe já ter ligado passar ao próximo passo (2. agendamento). Em caso negativo informá-lo que este serviço é apenas para os casos definidos pela ANS e RH222 como indisponibilidade/inexistência de rede credenciada e pedir que ele tente os contatos e caso não consiga agendar ligue novamente.
Para qualquer procedimento a ser agendado (exceto consulta) solicitar o envio de pedido médico através do email de agendamento.
Procedimento que necessite de Autorização Prévia:
– Verificar se já existe pedido de AP no AUTOSC – SIM – informar o número do processo no VCRM para análise da auditoria;
NÃO – pedir o envio de todos os documentos necessários para que seja analisada a AP, deixando claro que a qualquer momento a auditoria poderá solicitar documentos complementares.
Caso 1:
1. Ligar para todos os credenciados da região de saúde (começando pelo município da demanda, passando para os limítrofes e deixando como últimas opções os mais distante) e tentar agendar a consulta/procedimento dentro do prazo da ANS.
Anotar todas as ligações, incluindo data, horário e nome da pessoa com quem falou.
Se conseguir agendar e o procedimento não precisar de autorização prévia ir para a fase 3 – Fechamento.
2. Designar à auditoria médica somente nos casos em:
A. que o procedimento necessite de autorização prévia;
B. que a Central não conseguiu agendar.
Caso 2:
(quando não há credenciados na região de saúde)
1. Designar diretamente para auditoria médica.
Fechamento (Somente para casos agendados pela Central sem necessidade de Autorização Prévia)
1. Enviar e-mail no formato:
Seu (nome do procedimento) foi agendado para:
Data:
Horário:
Nome do Hospital/profissional:
Endereço do credenciado:
Acompanhar fechamento do VCRM enviado para AUDITORIAS, confirmar o envio do email.
Ligar para o beneficiário e confirmar recebimento do e-mail e guia. (todos os casos – designados ou não para auditoria)